quinta-feira, 21 de julho de 2011

TITULADOR VOLUMÉTRICO E COULOMÉTRICO: PARA QUE SERVE?







O que é um Titulador










O titulador é um equipamento muito comum em laboratórios para análises químicas quantitativas, sendo necessário para definir a concentração de um reagente conhecido. Geralmente, o titulador é utilizado para titulações potenciométricas com grande faixa de aplicações. Para isso, através de uma bomba peristáltica com agitação automática e alta resolução, acoplada ao sistema interno do titulador, se dá os resultados da titulação. Sendo que, a titulação é um dos processos de volumetria laboratorial.



Entretanto, existem algumas diferenças entre o titulador volumétrico e o titulador coulométrico. Vejamos agora algumas peculiaridades de cada um dos tituladores Karl Fischer:




Titulador volumétrico Karl Fischer




Equipamento que é uma extensão dos tituladores potenciométrico, onde o titulante é entregue a partir do exterior da célula por bureta bomba, para amostras com alto teor de água (110 ppm – 100%H2O) e resultados baseados no volume de titulante necessário.


Titulador coulométrico Karl Fischer



Nele, o titulante é gerado no interior da célula eletroquímica, para as amostras com baixo teor de água (01 ppm – 5%H2O). Trazendo resultados que se baseiam no número de elétrons (coulombs) necessário para alcançar o ponto final. Afinal, a medição clínica dos iões de cloreto é primordial para a monitorização do equilíbrio de electrólitos, pois, em conjunto com sódio e potássio, desempenha um papel importantíssimo em manter o teor de água equilibrado entre as células, plasma e fluido intersticial. Possui absoluto método, sem normalização.


As principais características do titulador Karl Fischer são:

- sistema de liberação de titulante de alta precisão;

- solvente sistema integrado de gestão: parar indicação precisa e flexível;

- interface com usuário intuitiva;

- métodos e troca de dados via conexão PC e USB.


Importante ressaltar que a titulação Karl Fischer proporciona: determinação de água livre e combinado (01 ppm a 100%), os resultados são rápidos (minutos), reprodutíveis e precisos e, é extremamente verificáveis (podendo ser completamente documentadas.