quinta-feira, 28 de abril de 2011

Refratômetro portátil para medição de açúcar


Os refratômetros são dispositivos específicos para a medição e controle de concentração de inúmeras substâncias, incluindo o sal, açúcar, álcool e outros, e até o tipo e a quantidade de pedras preciosas em determinados produtos.

O Refratômetro para medição de açúcar é um instrumento de medição utilizado para obter o índice de refração, brix ou concentração de vários líquidos. Utilizado na indústria alimentícia para medir o brix de frutas, bebidas, mel, geléias, molhos de tomate, etc.



Alguns modelos de refratômetros portáteis são destinados à medição da concentração do açúcar, já o e outros modelos de refratômetro servem para medir a taxa de salinidade e o outros refratômetros também medem o índice refrativo e a dispersão relativa de líquidos cristalinos, semi-sólidos ou sólidos. Esses dispositivos são muito empregados em diversos segmentos, como na agricultura e nas indústrias alimentícias, de tintas, indústrias farmacêuticas e petrolíferas, bem como em joalherias.

Um dos destaques é o refratômetro gemológico, um dispositivo que utiliza o índice de refração com o objetivo, por exemplo, de detectar tipos de pedras preciosas contidos em jóias. Alguns modelos são aparelhos digitais, desenvolvidos com o intuito de medir a concentração de açúcar. Cabe lembrar que todos os refratômetros são vendidos com manual de instruções.


Algumas dúvidas constantes são sobre os fatores de um refratômetro.  Afinal, o que são fatores de um refratômetro? O fator é um número específico que um produto possui e que deve ser multiplicado pela leitura obtida no refratômetro, a fim de se obter a concentração real.

E a leitura de um refratômetro, o que é? A leitura de refratômetro é uma leitura escalar obtida através de uma amostra de fluido de usinagem. Essa leitura acontece na linha de contato entre a área mais clara e a mais escura em uma escala vista por meio da ocular de um refratômetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário